Entrevista a Mário Almeida, Business Director da Anturio

 

Ligamos para si gratuitamente

Anturio cresce 50% em 2017 com recorde anual de vendas
4 Setembro, 2018

Mário, é atualmente o Business Director da Anturio. Como foi o seu percurso?

Em março de 2015, quando aceitei o convite do Duarte Freitas para liderar a área comercial da Anturio, assumi a função de Diretor Comercial com uma estrutura pequena. A Equipa era composta apenas por 2 Accounts Managers em Portugal, 1 Account Manager em Moçambique, que acumulava a função de Consultor, e 1 Sales Assistant. Inicialmente, acompanhava diretamente uma vasta carteira de clientes.

Mudamos as designações passando de Diretor Comercial a Business Director e os Accounts para Business Manager. Esta mudança teve dois objetivos: mudar a abordagem, passando de vendedor a gestor de negócio do cliente, e fazer do Business Manager o responsável pela angariação de negócio que sustente a Equipa em que está inserido.

É responsável pela Equipa de Business Managers da Anturio, como se vê no papel de Líder?

Uma Equipa de Business Managers e uma Assistant Manager, que representa um papel fulcral na engrenagem. A experiência anterior e os erros cometidos no passado, contribuíram para que hoje consiga ser um líder que se assume muito pelo exemplo, colocando sempre uma dose muito elevada de otimismo, paixão e muita disciplina.

A motivação das pessoas é essencial para o sucesso de uma empresa. Como trabalha este aspeto?

Mais que essencial, é um fator critico de sucesso! Para isso, tento estar presente, discutir muito, até mesmo fomentar o conflito, para perceber como pensam como agem e com isso redirecionar a estratégia, que não é a mesma com todos.

A Anturio tem registado um grande crescimento nos últimos anos, qual o segredo?

O segredo está no trabalho, mas principalmente na paixão como a área comercial desempenha a sua função. São muito competitivos entre eles, mas sempre felizes e preocupados com o resultado dos colegas! E mudar! Mudar sempre!

Num mercado tão competitivo, quais são os maiores desafios de um líder?

O maior desafio é não deixar que a Equipa se deixe levar pelos excelentes resultados. O que faço é elogiar e reconhecer o esforço de cada um, mas deixar claro que ainda estamos no início. Gosto de fomentar a participação de todos na estratégia a adotar.

Qual a estratégia a implementar para o próximo ano, pode revelar?

Ainda é cedo para revelações. No entanto, posso adiantar que em conjunto com a Direção Geral e em consonância com a Área Técnica, vamos mudar muito em 2019! Os pormenores ainda não podemos contar, mas estou certo que, mantendo os valores que seguimos nos últimos anos, vamos continuar a crescer!

O que faz da Anturio uma excelente empresa para trabalhar?

No meu caso específico, a liberdade e autonomia para fazer crescer. O “eu” e o “nós” convivem alegremente, ou seja, consigo afirmar a minha individualidade no todo.

Como vê a Anturio daqui a 5 anos?

A liderar uma Área Comercial Anturio a nível multinacional, que fomente a mudança constante!