Entrevista a João Vaz, COO da Anturio

 

Ligamos para si gratuitamente

Entrevista a Mário Almeida, Business Director da Anturio
9 Outubro, 2018
Novidades anturio #11 – Novembro de 2018
12 Novembro, 2018

João, tem um papel muito importante na Anturio. Como descreve a sua missão?

Como Diretor de Operações tenho a responsabilidade de garantir que entregamos um produto de excelência. Lidero a equipa técnica que está divida em duas grandes áreas - consultadoria e suporte técnico. Para além dos consultores e dos técnicos de suporte, estas equipas integram gestores de projeto, o gestor de equipa e a assistente operacional. O nosso trabalho é o que caracteriza a identidade da empresa no mercado, a Anturio implementa soluções de gestão de excelência, e oferece um suporte de excelência às soluções de gestão.

É responsável pela equipa operacional, como se vê enquanto Líder?

Penso que sou um líder que consegue o melhor dos colaboradores, dando autonomia, estimulando a criatividade na procura de soluções e exigindo responsabilidade. Gosto que a minha equipa esteja constantemente a ser desafiada, a trabalhar fora da zona de conforto, e isso tem nos permitido ter curvas de aprendizagem muito rápidas. A minha liderança também é caracterizada pela comunicação. Somos uma equipa dispersa por 5 escritórios, pelo que temos de ter uma comunicação direta, transparente e honesta. Tenho plena confiança na minha equipa tal como sei que a equipa confia nas suas chefias.

Considera a gestão do talento importante nesta área? O que tem feito neste sentido?

Importantíssimo. Os nossos consultores podem passar bastante tempo isolados a desenvolver projetos nas instalações dos clientes e se não damos atenção à equipa de suporte pode entrar facilmente na rotina. Assim, adotámos uma política de partilha de conhecimento e de experiência, regularmente todos os elementos da equipa partilham os projetos mais relevantes onde participaram através de apresentações estruturadas. Cada um contribui ativamente para o conhecimento coletivo da empresa. Tiramos partido da nossa rede social interna, onde partilhamos dúvidas, experiências, acontecimentos e resultados, que também nos permite dar feedback permanente. Os KPIs são definidos por função e atualizados online, também na nossa rede. Considero muito importante partilhar com a equipa o que se espera de cada um e manter a equipa em constante evolução a nível comportamental e técnico.

A Anturio tem registado um grande crescimento nos últimos anos, o que prevê para o futuro?

A Anturio é uma empresa muito ambiciosa, e o crescimento não vai parar! No mercado nacional ainda existe muitas oportunidades para serem exploradas, iremos também preparar a entrada no mercado europeu de forma sólida. A Anturio tem um grande know-how aliado à capacidade de inovar e liderar tecnologicamente a implementação de soluções de gestão. É o nosso ADN e queremos manter-nos como uma referência na consultadoria e implementação de software de gestão. Estou certo de que vamos continuar a crescer.

Como descreve o dia-a-dia da Família Anturio?

O dia-a-dia é desafiante. Toda a equipa tem o planeamento para o dia de trabalho, mas surgem sempre questões complexas para resolução que nos obriga a parar e até solicitar o apoio de outros colegas, para pensarmos em conjunto. Somos uma equipa multidisciplinar e trabalhamos de forma unida e complementar. Estes desafios diários são exigentes, mas trazem muita motivação. Superar novos obstáculos e atingir novas metas dá-nos um fantástico sentimento de conquista.

O que faz da Anturio uma excelente empresa para trabalhar?

As Pessoas. É um privilégio trabalhar com uma equipa altamente competente. Apesar de estarmos dispersos por diversos escritórios no território nacional conhecemo-nos como uma família e temos espaço para descontrair. Apostamos na formação e na partilha de conhecimento, todos os dias aprendemos algo novo, e isto é extraordinário.