Entrevista a Paulo Jesus, Business Manager da Anturio

 

Ligamos para si gratuitamente

Entrevista a Bruno Bettencourt, Senior Consultant da Anturio
14 Maio, 2019

Paulo, quais são as principais atividades de um Business Manager na Anturio?

Como Business Manager, tenho a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento e a execução do plano comercial, para isso é importante todos os dias auto motivar-me e ter predisposição para exercer constantemente um sentido crítico positivo, com o objectivo de conseguir, em equipa, ajudar a empresa a ser bem-sucedida na sua estratégia de crescimento sustentado.

Nesse sentido, exerço o meu foco no acompanhamento dos clientes, construindo um forte relacionamento, assente na confiança e na gestão das expectativas, para que possa identificar o grau de satisfação actual e poder tratar os descontentamentos e objecções. Por outro lado, criar e levantar novas necessidades, para atingir este objetivo, considerando ser fundamental conhecer bem o negócio do cliente e o próprio cliente, mas acima de tudo delinear sempre a solução apresentada, para que consigamos trazer valor acrescentado financeiramente e estruturalmente. Por conseguinte, permitir que o cliente alcance uma competitividade e uma presença forte no seu mercado.

O outro foco é a angariar novos clientes, aumentado e melhorando a carteira de clientes da Anturio, através da prospecção e angariação de novos clientes, para isso julgo ser muito importante, conhecer o negócio do prospect, saber como funciona a sua organização, afim de recolher pormenorizadamente as suas necessidades, para poder apresentar soluções viáveis do ponto de vista funcional, tendo sempre em atenção o enquadramento financeiro e integrando e incluir sempre, como elemento fundamental, os nossos casos de sucesso, para atestar toda a nossa credibilidade, certificando-a de qualidade e de sucesso.

Tudo isto é conseguido através de uma metodologia, que assenta nas várias fases do ciclo de vendas, mas inserindo os ingredientes de persuasão e perseverança.

Quais os desafios que a área comercial enfrenta? E como são ultrapassados esses desafios?

Atingir os objectivos é o maior desafio. Para os atingirmos é necessário manter a motivação várias vezes ao dia, para isso é necessário contar com a nossa determinação e com a equipa, pois lidamos com uma enorme turbulência de situações, nesse sentido é importante traçarmos metas pequenas e tangíveis, para que possamos atingir grandes objectivos.

A frase que mais identifica esta situação é “sozinhos vamos mais rápido, mas em equipa vamos mais longe “.

Na sua perspetiva, quais as razões para a Anturio ser a melhor opção para os Clientes?

Inovação, pois queremos chegar primeiro, existe uma visão de fazer mais e melhor, não somos perfeitos e é normal a dor do crescimento, tal como acontece em todas as empresas, mas no meu ponto de vista a nossa visão é centrada e focada no cliente e na sua satisfação, no entanto é um aspecto a ser melhorado e esta cultura terá de ser enraizada transversalmente a todos os sectores da empresa.

Como descreve o ambiente que se vive na Anturio?

A Anturio é uma empresa feita de pessoas e para pessoas, devido à dimensão e dispersão, existe uma diversidade grande, no entanto o relacionamento entre pessoas é cordial e saudável, por conseguinte o ambiente é bom, mas temos de continuar a trabalhar muito na fomentação desse ambiente em especialmente durante os dias de trabalho.

O que mais valoriza na relação com a Liderança/Chefia?

Honestidade, ter os mesmos objectivos e como reflexo ter valores pessoais muito próximos, salvo as devidas diferenças enquadradas no próprio contexto.

Recomendaria a Anturio como uma excelente empresa para se trabalhar? Porquê?

Recomendaria exactamente pelo que descrevi no ponto 4 e 5, pois o que mais valorizo são as pessoas e, por conseguinte, os valores, também porque vejo um grande espaço para crescer em todas as dimensões e acho estimulante poder fazer parte desse processo.

Excelência é um dos cinco Valores da Anturio. Qual o impacto deste Valor nos projetos desenvolvidos junto dos Clientes?

Honestamente, é um valor que procuramos alcançar diariamente, ou seja, na prática é necessário melhorar dia após dia. No entanto é algo que temos presente sempre e para mim a excelência é o compromisso e o esforço que tem existido para o melhorar e afinar o nosso trabalho e consequentemente alcançar a excelência no cliente. Por fim, na minha opinião temos de consolidar diariamente este valor para que os nossos clientes e Anturio tenham o retorno equivalente ao esforço.