Nos dias que vivemos e após o início da pandemia mundial, Corona Virus (Covid. 19), dadas as circunstância actuais, o teletrabalho é uma ferramenta essencial para proteger a população em geral e manter os níveis de produtividade actuais. Como tal, está a ser realizado um esforço adicional em toda a sociedade para conseguirmos preservar os profissionais no activo e ao mesmo tempo manter os níveis de performance a que estamos habituados. No entanto é necessário não esquecer que o ser humano é um ser de hábitos, e uma mudança no dia a dia, é uma mudança de rotinas que exige uma grande esforço de todos e por isso encontram-se algumas dicas para conseguir realizar o teletrabalho e adpatar-se à flexibilidade de forma natural para permite manter o foco e ao mesmo tempo permanecer o isolamento social.
5 dicas essenciais e que vão ajudar no teletrabalho:
1- Criar um ambiente de trabalho que seja confortável; 2- Evitar distrações; 3- Criar e manter horários, rotinas e pausas bem definidas; 4- Comunicar regularmente com a equipa; 5- Manter a relação humana através dos canais de comunicação.
Estamos perante dois desafios importantes: Os profissionais necessitam de manter o foco diário, evitando distrações e mantendo os níveis de produtividade; os líderes necessitam de manter as equipas motivas e alinhadas com os objectivos propostos pela empresa.
O segredo para conseguirmos ultrapassar e enfrentar o sucesso é aceitar que não controlamos os acontecimentos, mas ao mesmo tempo podemos controlar a resposta a estes acontecimentos com criatividade. É neste ponto que devemos focar as nossas energias e todos os esforço.
A nossa experência @ home!
Nada melhor do que ler alguns testemunhos de profissionais (anturianos) que estão neste momento a exercer a sua profissão em teletrabalho:
“para mim o teletrabalho é uma disrupção técnológica que permite um maior foco e uma maior produtividade.” Tiago Cravo (Team Cordinator)
“Tem sido um grande desafio , todos dias trabalho num lugar diferente da casa, o que me permite ter sempre ideias e expectativas diferentes. Consigo fugir ao transito das manhãs atribuladas , o que me permite organizar o meu trabalho e definir tarefas para esse dia! Tenho aprendido que nos tempos "mortos" conseguimos fazer novas coisas, ter novos hábitos de trabalho, definir prioridades e até fazer esquemas para um trabalho mais produtivo.” Joana Gonçalves (Operacional Assistant)
““Com todas as dificuldades actuais e face à inovadora abordagem do teletrabalho, as pessoas e as empresas passam a definir outras estratégias, sendo importante manter o equilíbrio e harmonia organizacional, para proporcionar o trabalho de excelência.” José Catela (Senior Consultant)
““Gerir/Trabalhar em teletrabalho uma preparação para o inevitável! Adapta-te e serás um vencedor!” Mário Almeida (Business Director)
“Já fiz muito teletrabalho, no Brasil e aqui em Portugal, a diferença é que agora toda infraestrutura que a Anturio disponibiliza e a atenção/preocupação em estarmos sempre alinhados com as actividades, projectos e clientes.” Felipe Melo (Consultant)
“Trabalhar em casa é um misto de compromisso e bem estar entre a Anturio e o conforto do nosso lar.” Ricardo Sequeira (Business Manager)
““Sinto que o teletrabalho é essencial na actual situação e em simultâneo tenho conseguido gerir o trabalho com menos stress e de forma mais calma. No entanto é um misto e emoções, pois tenho saudades da presença dos colegas, apesar de falarmos com regularidade.” Paulo Gomes (Senior Consultant)
“No cenário atual, a manutenção de um elevado nível performance das equipas em teletrabalho exige uma comunicação constante, adaptação de rotinas de trabalho e muito acompanhamento. Assim gestão e liderança na manutenção de rotinas, para que os contactos com clientes se mantenham dentro normalidade e foco nos resultados seja permanente. Mais do que nunca somos uma família, por vídeo conferência conhecemos as casas uns dos outros, ouvi-mos as crianças a brincar ou um gato a passar. Superamo-nos juntos para entregar um trabalho de excelência.” João Vaz (COO)
“O teletrabalho representa confiança, felicidade e produtividade. CONFIANÇA da empresa no trabalho que realizo. FELICIDADE pessoal por conseguir conjugar melhor a vida familiar e assim potenciar qualidade de vida. PRODUTIVIDADE pelo reflexo dessa confiança e felicidade.” (Hugo Valério, Senior Consultant)
“O teletrabalho é uma ferramenta à disposição das empresas TI’s que quando usado de forma responsável e profissional, pode não só manter os níveis de qualidade e produtividade, como alguns casos aumentá-los, dada as condições de conforto do lar e isolamento de stress do local de trabalho.” Miguel Sousa (Senior Consultant)
“Trabalhar em regime de teletrabalho tem sido um mix de sentimentos. Por um lado a facilidade em chegar ao/do local de trabalho, sem o stress do trânsito e cerca de 1 hora e meia a menos em tempo de deslocação todos os dias. Por outro, apesar da facilidade em comunicar, quer via Skype/Teams ou Telemóvel, nunca é a mesma coisa que ter aquele contacto pessoal com os nossos colegas ou clientes.” (Telmo Ourique, Senior Consultant)
“Mesmo em segurança nas nossas casas não nos abandonamos uns aos outros e aos nossos clientes, com sentido de dever continuamos sempre disponíveis mesmo nesta altura em que o espaço físico nos separa #alwayson.” (Bruno Bettencourt, Senior Consultant)
“O teletrabalho exige grande concentração e responsabilidade nas tarefas diárias. A ausência de mobilidade é compensada com exercício físico e meditação para energizar o corpo e a mente.” Júlio Mestre (Senior Consultant)
“Temos confiança que o teletrabalho é uma excelente alternativa e bastante viável, pois possuimos todas as ferramentas necessárias para tal. Ao mesmo tempo o cuidado de manter toda a equipa unida em prol de um bem maior – Conseguirmos atingir os objectivos em segurança. Estamos bem alinhados e sabemos o que queremos no futuro. Como estamos sempre ON, seja em qualquer lado e em qualquer circunstância, iremos adptar-nos com confiança e o cliente final ficará ainda mais satifeito com o nosso trabalho de excelência. #PROUDTOBEANTURIO #alwaysON” (Joana Santos, DRH)
“O teletrabalho é sem dúvida cada vez mais indispensável, tanto para as empresas como os colaboradores. Desde a necessidade das empresas facilitarem o acesso à comunicação com os clientes até ao work-life balance cada vez mais essencial na vida dos profissionais. Um novo tipo de liderança de equipas emerge neste contexto, a liderança de proximidade, através de novos canais de comunicação tecnológicos. Estas soluções tecnológicas para trabalhar em equipa são essenciais para manter a proximidade e cooperação entre todos. A nossa missão enquanto empresa tecnológica nunca foi tão importante, passar para a nossa equipa e para os nossos clientes, os meios para garantir um crescimento sólido num ambiente constante de união e excelência. #proudtobeanturio #alwaysON” (Duarte Miguel Freitas, CEO)